segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

                                            Dezasseis horas em Acra

                                          

 Gana, cuja capital é Acra, é um país africano localizado na região da África Ocidental. É banhado pelo oceano Atlântico ao Sul e faz fronteira com Burkina Faso ao Norte, Costa do Marfim ao Oeste e Togo ao Este. O turismo é uma actividade económica de grande importância para a geração de receitas, registando em média 1 milhão de visitantes internacionais anualmente. Por essa razão, tem sido tratado como uma área estratégica para o crescimento do país.

De cultura rica e diversa, que reflecte a vida de diferentes grupos étnicos, tem também influência dos países vizinhos e dos europeus. Pelas ruas de Acra, é possível ver a batalha enfrentada por senhoras, jovens e até crianças, que praticam o comércio informal com a finalidade de ganhar o seu pão de forma honesta. 
São cidadãos engolidos pelo tráfego nesta grande cidade que é caracterizada por grandes congestionamentos nas horas de ponta ao longo da semana, o que torna a sua mobilidade caótica durante este período.

Em Acra é comum a realização de festivais e celebrações centrados na vida em comunidade, com motivos que variam de acordo com os costumes de um determinado grupo étnico.

Expressões artísticas como o artesanato feito com madeira, metais (ouro, prata) ou em tecidos, a música, dança e a literatura, principalmente em língua inglesa, são características da cultura de Gana, conforme documentam os clicks captados numa tarde em Acra, que acompanham esta breve descrição.

 

Texto e fotos de Carlos Uqueio

Publicado no Jornal domingo 25/02/2024