Um paraíso chamado Inhaca
Texto e fotos de Carlos Uqueio
A Ilha de Inhaca é um lugar paradisíaco, recomendável para os apaixonados por praias mais sossegadas. Ela dista a mais ou menos 40 quilómetros, aproximadamente 21.598 milhas náuticas (nmi), da capital de Maputo e é bastante visitada, sobretudo no Verão, por vários turistas nacionais e estrangeiros.
Para quem deseja conhecer este lindo paraíso, várias atracções poderão ser encontradas como meios de transporte, nomeadamente o barco de passageiros, que é mais económico e acessível; a lancha, que, embora seja um meio de transporte caro, é mais rápida e confortável.
É um lugar lindo e calmo, uma boa opção para quem deseja passar férias e/ou as festas de Natal, com familiares e amigos. Aliás, arriscaríamos em dizer que também é ideal para Lua de Mel.
Rica em gastronomia, não se pode sair daqui sem provar os seus pratos locais, como o camarão, lulas e diversificados pratos de peixe.
Os residentes, esses, guardam traços importantes da sua cultura, de entre os quais se evidencia a honestidade, amabilidade e fraternidade que constituem um símbolo presente nos seus rostos acostumados ao contacto constante com turistas que vêm de diferentes partes do mundo, com destaque para sul-africanos, angolanos, suázis e etc..
Prazer, Inhaca.
Publicado no jornal domingo-31.03.2024