MÉDICOS TRADICIONAIS
Nossa missão é fazer o bem
l No sub-mundo dos curandeiros, domingo busca respostas para muitas perguntas...
Texto de Pretlerio Matsinhe
Fotos de Carlos Uqueio
Um percurso cheio de mistérios e percalços. Ser médico tradicional é, em algum momento, sinónimo de sacrifícios, cuja explicação ultrapassa a dimensão terrena. Relatos de indivíduos que passaram pela formação até atingir o título de médico tradicional são impressionantes e intrigantes.
Ana Rita Martins, de 47 anos de idade, garante que “já fiz três pastores desmaiarem”, ao tentarem se esquivar da sua “missão”.
Entretanto, conta que a sua vida sempre foi marcada de mistérios e pouca sorte: ainda jovem, perdeu o primeiro namorado porque não conseguia engravidar. Tudo por “culpa dos espíritos”. Acrescenta que fez diversos tratamentos hospitalares e tradicionais, mas nenhum deu certo. Agastada e deprimida atravessou a fronteira rumo à ex-Suazilândia, onde conheceu outro homem com quem, mais uma vez, não chegou a lado nenhum.
No país vizinho, as doenças não a deixavam em paz. Com efeito, buscou soluções até em igrejas, mas a verdade é que os seus espíritos fizeram desmaiar três pastores que achavam que conseguiriam tirá-la da medicina tradicional. Ou seja, perderam os sentidos ao tentar fazer a imposição das suas mãos para fazer orações.
O primeiro a perder sentidos já lhe havia aconselhado a regressar a Moçambique, mas “não acatei o conselho”. Permaneceu na Suazilândia até encontrar outro pastor, o segundo, que lhe foi categórico: “não ficarás no lar. Tens uma missão a cumprir!”
Mas Ana Rita conta que detestava curandeiros. Vê-los vestidos daquelas capulanas temáticas e descalços deixava-a repugnada.
Mas não houve outra escolha, o seu caminho, conforme afirma, era o mesmo de tantos outros que cursaram a medicina tradicional e hoje exerçam-na alguns contra todas as expectativas.
DESCER DO SALTO
Ao regressar à terra natal, Ana Martins relata que fez mais uma vítima na tentativa de se desviar dos batuques, das capulanass, búzios, amuletos, entre outros artefactos. Mais um pastor desmaiou ao tentar fazer uma oração. Tudo ocorreu na cidade de Maputo, numa altura em que padecia de um problema de saúde: a hemorragia tomava conta dela. A verdade é que, “eu não queria descer do salto, deixar a vida que tinha para me dedicar a esta profissão”.
Mas a entrevistada acredita que foi “ira dos espíritos” que a fez perder três filhos, sofrer de problemas de visão, de tal modo que, hoje, mal pode ver televisão, mexer o celular ou mesmo voltar à escola, conforme narra.
E como chegou à formação? De maneira curiosa e intrigante: quando saiu de casa para comprar peixe em Marracuene. A verdade é que foi parar ao distrito de Bilene, província de Gaza. “Os espíritos levaram-me até à casa da minha instrutora, e a minha vida mudou”. Na verdade, mudou para melhor, pois, após cumprir o chamamento, hoje, é mãe de três filhos e entende que não se foge do destino. Através de Mahlala Ghodwene e Malhaceia, seus espíritos, trabalha “em prol do bem de todos”, garante.
Missão difícil
Ao que tudo indica, fugir da missão de ser médico tradicional é simplesmente uma perda de tempo. É que, conforme se conta, “as forças ocultas, quando enfurecidas, são capazes de destruir até toda a família como mecanismo de direccionar o seu escolhido”, dizem Julieta Chaúque e Cecília Nhaca, outras entrevistadas do domingo.
Mas cumprir a formação é missão difícil. A título de exemplo, “entrar em transe é doloroso”, diz Cecília Nhaca, uma anciã, que teve 12 filhos. Nascida em 1938, conta que recusou o seu dom e, por tal, enfrentou muitos problemas de saúde. O pior aconteceu em 1983, estava grávida e não conseguia fazer necessidades maiores. Quando deu à luz, a criança sofreu do mesmo problema.
Facto impressionante é que, após o parto, entrou em estado de transe na presença dos médicos, daí que considera que não há outra saída para quem tem espíritos, que não seja se submeter à formação. Seja como for, deixa claro que “o estado de transe é doloroso e os espíritos são maus, fazem-nos parecer anormais no seio da sociedade”, revela a mulher dirigida pelo espírito chamado Malhavatane.
TRÊS ANOS SEM
VER A FAMÍLIA
Por seu turno, Julieta Chaúque narra que, durante a formação, passou três a quatro anos em casa do mestre (chamado “Bhava”, portanto, pai), numa espécie de internato, sem visitar a família. Conta que, durante os 36 meses, é proibido manter relações sexuais, pois se acredita que o acto pode retrair os espíritos e dificultar a formação, para além de atrair azar na vida do formando.
Julieta Chaúque revela, entretanto, que algumas vezes a instruenda dorme sem jantar, mesmo que a sua família tenha entregue mantimentos ao “Bhava”. E mais: é obrigatório acordar às duas horas da madrugada para colocar alguns ensinamentos em prática, e, às quatro horas, ir à machamba, em alguns casos. Ora, é um processo cumprido debaixo do sol ou da chuva; descalços correndo riscos de contrair infecções.
E domingo ficou a saber que, para além de nacionais, os mestres recebem também pessoas da África do Sul e Suazilândia, à busca de formação, que custa 2500 Meticais. Ao fim do período de instrução, é realizada uma cerimónia tradicional denominada “lobolo”, em que a família do graduado paga um valor monetário e outros bens ao formador, para conferir legitimidade ao seu instruendo. Depois deste processo, a pessoa pode até casar e frequentar uma igreja.
Não curamos SIDA
Curandeiros dizem que são capazes de curar muitas doenças. Várias vezes recebem pessoas nos seus “ndombas” (local de consulta), com doenças como dores de estômago, inchaço dos pés, dores no peito, problemas de vista e hemorragia.
Mas, também, há relatos de pessoas que buscam soluções para outro tipo de problemas, como é o caso de mulheres que não conseguem ter filhos e que já passaram de vários hospitais à procura de soluções. Narram também que alguns homens procuram os seus serviços para que lhe dê sorte no emprego, para além de indivíduos que procuram o curandeiro quando a criança recém-nascida não pára de chorar, após a atribuição do nome.
Mas a Maria Samuel Muianga não quer que haja dúvidas: “somos capazes de curar muitas doenças, menos SIDA. Conseguimos ver que a pessoa está infectada pelo vírus, mas se um disser que pode curar, duvide dele”, posiciona-se.
Os espíritos gostam
de andar bem vestidos
Os espíritos são exigentes e querem estar bem vestidos, revela Maria Muianga. “Nas suas mãos, quando tomam o corpo do ser humano, querem ter ‘tchowa’, normalmente cauda de hiena. A este junta-se ‘N’dhuku’ (cajado), usado para bater nas coisas malignas”, lista.
Entretanto, o corpo de um curandeiro, antes de entrar em transe, é coberto ainda de uma série de medicamentos e raízes, amarrados à volta da cintura e do abdómen que servem para fortificar o espírito, explica.
Entretanto, adicionam-se muitas capulanas, na sua maioria com funções específicas à escolha do espírito. Nunca deve faltar “gona” (óleo), que “é o centro do poder do curandeiro, que comanda todas as actividades”, afirma. Este medicamento fica num frasco médio e, conforme aclara, o curandeiro usa para invocar o bem (ou o mal) em nome do enfermo. É importante frisar que o curandeiro nunca viaja sem a sua pasta de “tinhlolo”, usada para fazer o diagnóstico.
“KUFEMBA”
Após o diagnóstico, o curandeiro realiza o “kufemba” (investigação), quando os espíritos tomam o corpo do curandeiro, estando este em estado de transe. É neste período que chega mesmo a conseguir falar muitas línguas.
Entretanto, os médicos tradicionais ouvidos pelo domingo relatam casos de discriminação por causa da profissão que exercem. Dizem que quando vão à rua enfrentam o olho torto da sociedade, como fomentadores da discórdia entre as famílias.
Contam que, igualmente, são mal vistos por causa das vestimentas que ostentam, “sobretudo quando se trata de um homem com espíritos femininos, que o levam a gostar de se vestir de capulanas”.
Nosso papel
é evitar o mal
Fernando Mathe, presidente da AMETRAMO - Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique - reafirma que o papel dos curandeiros é fazer o bem e evitar meter-se em situações que podem fazer mal a outrem.
Mathe fez saber que, devido à existência de várias ramificações do curandeirismo, é natural que apareçam indivíduos que prometem e fazem coisas ligadas à magia, actos que causam danos a terceiros. Aliás, fez questão de lembrar que a AMETRAMO tem recebido queixas de pessoas que foram ludibriadas por supostos curandeiros com certo tipo de tratamento e que não tenha surtido o efeito desejado.
“O curandeirismo é vasto, o que podemos destacar é que as pessoas que fazem magia, que prometem assegurar empregos ou certos cargos de chefia ou riquezas, usam forças obscuras que não são típicas do curandeirismo natural e original. São pessoas que dominam certos espíritos que lhes aumentam o poder. Nós repudiamos e temos queimado todo o material dessas pessoas quando provamos que usam magia”.
Relativamente ao sofrimento durante a formação, Mathe diz que tudo o que se faz tem a ver com a tradição e não pode ser modernizado. Contudo, reconhece que vezes há em que os mestres se aproveitam da situação para cometer actos ilegais. O presidente da AMETRAMO diz, portanto, que os excessos são condenáveis.
Acrescenta, entretanto, que são proibidas as batucadas depois das 21.00 horas. “Os estatutos indicam que devemos começar a tocar às 5.00 horas e terminar às 21.00 horas. Fora desse horário, a pessoa estará a violar a norma. Mas muitas vezes há transgressões por falta de conhecimento”.
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