quinta-feira, 9 de maio de 2024

 Tanzânia celebra 60 anos de independência em meio a chuvas


Texto e fotos de Carlos Uqueio, em Dar-Es-Salaam
Reportagem fotografica publicada na edição do dia 4/5/2024- Jornal Notícias
No dia 26 de abril de 2024, a Tanzânia comemorou com grande pompa e circunstância o 60º aniversário da sua independência. Apesar das chuvas que caíram durante as celebrações, o país se encheu de orgulho e patriotismo.
O evento contou com a presença de vários chefes de estado, destacando-se os presidentes do Quénia, Seychelles, Burundi e o Primeiro-Ministro de Moçambique, Adriano Maleiane em representação do Presidente Filipe Nyusi. As festividades foram marcadas por discursos emocionantes, parada militar, apresentações culturais vibrantes e um sentimento de união e esperança no futuro.
A Tanzânia, desde a sua independência em 1964, tem sido um exemplo de estabilidade e progresso na região, e esta comemoração reforça o compromisso do país com os valores democráticos e o desenvolvimento sustentável.
Com uma população estimada em 55.500.000 milhões de habitantes, a Tanzânia, localizada na África Oriental, é um país de grande diversidade geográfica e cultural. Sua parte continental abrange quase 95% do território, enquanto os 5% restantes são compostos pela ilha de Zanzibar.
Embora Dar Es Salaam seja a maior cidade e porto do país, a capital é Dodoma, situada na região central da Tanzânia. Dodoma é conhecida por abrigar o Parlamento e alguns Ministérios do país.
A história da Tanzânia é marcada pela união de dois estados em 1964, formando a República Unida de Tanganhyika e Zanzibar, posteriormente renomeada para Tanzânia. Tanganhyika, que constitui a parte continental da Tanzânia atual, foi uma colônia alemã até 1919, quando foi entregue ao Reino Unido após a Primeira Guerra Mundial. Zanzibar, por sua vez, era um sultanato independente que se tornou um protetorado britânico na mesma época.








Sem comentários:

Enviar um comentário